Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Linux - Control-D

Motivados pela queda de energia, desligamento incorreto do computador ou defeitos físicos no disco rígido, pode ocorrer o corrompimento de arquivos no sistema de arquivos.

Na próxima vez que o Linux for iniciado, será executado o fsck, que é o software similar ao scandisk do Windows. Na maioria dos casos o fsck automaticamente corrigirá os blocos defeituosos e os demais problemas, mas em alguns casos de maior danificação o programa o força a uma checagem manual, diretamente pela linha de comando.

Você saberá quando é necessário executar o fsck manualmente quando durante sua inicialização, o Linux parar e exibir uma mensagem de erro do fsck, que será similar a:
Give root password for maintenance
(or type Control-D for normal startup):


O prompt exibido lhe solicitará a senha do root para entrar no modo de manutenção. Você também tem a opção de pressionar as teclas Ctrl+D para ignorar os erros e tentar iniciar o Linux normalmente, mas se você escolher esta opção, provavelmente a máquina será reinicializada e retornará ao mesmo ponto onde parou, ou seja, na mensagem de erro.

Entre com a senha de root
Efetue o seguinte comando:
#fsck –c –y

Aguarde a checagem

Quando o sistema voltar reinicie-o através do comando
#reboot

 fonte: blog NTE de Roraima

Um comentário:

Abbad Ibn Luhay disse...

Ótima postagem, tenho alguns problemas com isto, vou fazer o teste.
Tem algum e-mail para eu entrar em contato contigo? Tenho algumas dúvidas, de repente podemos trocar algumas experiências... sou de Itapecerica da Serra - SP, já temos o laboratório a um ano e agora depois te termos nos ambientado com o Linux agora estamos querendo fazer um trabalho com mais qualidade. Se puder, eu agradeço.